sexta-feira, 29 de abril de 2016

Relatório Tribo Kayngang



No dia 14 de Abril a Tribo CFTV realizou a visita a Tribo Kayngang no município de São Leopoldo/RS, juntamente com as outras tribos e a educadora responsável Camila Bueno.
Neste dia tivemos a oportunidade de observar bastante sobre a cultura indígena, como por exemplo o artesanato e também sobre o casamento deles que diz que as pessoas que possuem a marca redonda não podem se casar com outra pessoa que possui a mesma marca redonda.
Dentro da Tribo eles possuem lideranças, como: capitão, conselheiro, cacique, major, entre outros.
A Tribo Kaygang vive praticamente do seu artesanato e vendem em outros locais da cidade também, pois a Aldeia onde vivem não é de fácil acesso para as pessoas poderem ir até lá adquirir e conhecer os artesanatos, com isso tendo que se deslocarem por vários outros lugares.
Suas crianças freqüentam a escola, são criados com a língua indígena, e aprendem a língua portuguesa somente quando entram na escola.
Durante o documentário exibido no dia, no qual foi realizado pelo oficineiro Erbert, observamos algumas das palavras na língua kaingang: 


Nûg=barriga
Jenky=boca
Golga=pato
Mig=tigre
Ganho=cabelo
Migra=orelha
Kasor =cachorro
Neng=dedo
 
            Observamos também, que eles não possuem um horário determinado para sua alimentação. Eles nos explicaram também, que hoje estão consumindo a comida dos brancos, por não ter espaço para o plantio de sua própria comida, mas que gostariam de comer a sua comida. Achamos muito interessante quando o cacique falou assim: “Não é porque estou de roupa agora, que deixarei de ser um índio”, muitas pessoas ainda têm a ideia de que um índio de verdade deve andar nu, mas eles estão sendo “obrigados” a agirem como nós, como a nossa cultura, porque se eles seguirem a sua cultura podem sofrer alguma exclusão.
A tribo Kayngang também confecciona artesanato feito com cipó. Observamos os índios fazerem artesanato para mesa, suporte para flores e luminárias. Perguntamos como é feito e então nos explicaram que é retirado o cipó e deixado no sol para ele ficar mais macio na hora de trançar.

Percebemos que o filtro dos sonhos é um dos seus principais artesanatos, podendo variar de tamanhos e cores. Perguntamos como é feito o filtro dos sonhos e nos explicaram que eles fazem tipo um crochê no meio e as penas são compradas prontas ou também as tingem com água e anilina. 













2 comentários:

  1. Dia especial de aprendizagem, hein???
    Ótimo o registro de vocês, parabéns pela participação.
    Abraços!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dia especial de aprendizagem, hein???
    Ótimo o registro de vocês, parabéns pela participação.
    Abraços!!!!!!!!

    ResponderExcluir